Santo do dia 7 de agosto - São Caetano de Thiene

 São Caetano de Thiene
Santo do dia 7 de agosto

São Caetano de Thiene: O Reformador Caridoso que Desafiou seu Tempo

São Caetano de Thiene

São Caetano de Thiene, contemporâneo de Lutero, foi um notável reformador do século XVI, cuja vida foi marcada por uma profunda dedicação aos pobres e uma busca incansável por reformas dentro da Igreja. Neste artigo, exploraremos a vida e as contribuições desse santo, mantendo a fidelidade das datas e dos fatos históricos.

Os Primeiros Anos e a Caridade aos Necessitados

Caetano de Thiene nasceu em 1480, apenas três anos antes do reformador alemão Lutero. Desde jovem, ele demonstrou um grande zelo pelos pobres e necessitados, fundando asilos para os idosos e hospitais para os doentes, especialmente para os incuráveis. Sua caridade e compaixão para com os menos favorecidos foram características que o acompanharam ao longo de toda a sua vida.

A Formação e a Dedicação à Vida Eclesiástica

Após concluir seus estudos jurídicos em Pádua aos vinte e quatro anos, Caetano de Thiene decidiu dedicar-se à vida eclesiástica. No entanto, mesmo com o desejo de ingressar na ordenação, considerou-se indigno e adiou essa decisão. Durante esse período, ele fundou uma igreja dedicada a Santa Maria Madalena em Rampazzo, propriedade de sua família, que permanece como paróquia até os dias atuais.

A Experiência em Roma e a Virtude da Humildade

Em 1506, Caetano mudou-se para Roma, onde serviu como secretário particular do Papa Júlio II. Nesse papel, ele teve a oportunidade de conviver com cardeais renomados e aprendeu muito com suas experiências. Contudo, sua principal virtude era a humildade, que o levava a refletir cuidadosamente antes de julgar as ações alheias. Isso era especialmente significativo em meio ao esplendor renascentista, período em que o próprio Vaticano enfrentava desafios em relação à moralidade e santidade dos costumes.

O Envolvimento na Reforma e a Ordenação Sacerdotal

Após participar ativamente do movimento laical Oratório do Divino Amor, cujo foco era o estudo e prática das Sagradas Escrituras, Caetano de Thiene finalmente decidiu-se pela ordenação sacerdotal em 1516, quando tinha trinta e seis anos de idade. Sua primeira missa, celebrada na basílica de Santa Maria Maior, foi um momento marcante, onde relatou ter recebido a aparição de Nossa Senhora com o Menino Jesus em seus braços.

A Colaboração em Obras de Caridade

Após sua ordenação, Caetano foi para Veneza em 1520, onde colaborou na fundação do hospital dos incuráveis. Três anos depois, incansável em sua busca por reformas, retornou a Roma, onde, junto com seus companheiros do Oratório - Bonifácio Colli, Paulo Consiglieri e João Pedro Carafa, bispo de Chiete -, fundou a Ordem dos Teatinos Regulares, com o objetivo de renovar o clero e promover uma vida comunitária dedicada à fé e à caridade.

Abnegação e Crescimento da Congregação

Após a aprovação da congregação pelo Papa Clemente VII, Caetano de Thiene e o bispo Carafa abdicaram de todos os seus bens para se dedicarem inteiramente à vida comum. A nova congregação começou com os quatro fundadores e, ao longo do tempo, o número de membros cresceu consideravelmente. Os Teatinos Regulares, diferentemente dos monges, eram clérigos ativos que viviam em obediência a uma regra de vida comum, renunciando a seus bens terrenos e confiando na Providência divina, sustentados pelo trabalho apostólico e ofertas dos fiéis.

A Morte e a Canonização de São Caetano

Após uma vida repleta de trabalho e sofrimento, Caetano faleceu devido à fadiga aos sessenta e seis anos de idade, em Nápoles, no dia 7 de agosto de 1547. Em 1671, foi canonizado, tornando-se São Caetano de Thiene, e seu corpo é venerado na belíssima basílica de São Paulo Maior, que é carinhosamente chamada de basílica de São Caetano pelos fiéis e peregrinos em homenagem a esse notável santo e reformador da Igreja.

Veja também outro Santo do dia 7 de agosto - São Sisto II